investigações culturais

Escolas do Sertão

Após as vivências de Roberto Pascoal na África e no Sertão, surgiu a ideia de que o primeiro projeto da OMUNGA, ainda não formalizada na época fosse no Brasil.

Assim, em 2013 nasceu o Projeto Escolas do Sertão com o objetivo de criar melhores perspectivas de educação para crianças que vivem em regiões de extrema vulnerabilidade social, potencializando sua capacidade de criar o futuro com liberdade e autonomia.

Os municípios foram selecionados por meio de indicadores sociais e viagens exploratórias, quando foi possível avaliar o contexto de vulnerabilidade e o engajamento de comunidades, empresas locais e do poder público, Betânia do Piauí estava na 5543ª posição no ranking de IDHM e apresentava notas 3,3 e 3,8 no IDEB. Curral Novo do Piauí estava na 5416ª posição do IDHM, com IDEB de 3,6 e 2,92.

O projeto foi concebido com o envolvimento e comprometimento de toda a comunidade, unidos pelo propósito maior de melhorar a educação local.

Minha contribuição para o projeto Escolas do Sertão está na captura de imagens com o propósito de identificar e evidenciar fatores culturais, bem como acompanhar e divulgar as ações da Omunga.