habitude

Joinville / SC

Família Vicente

A série ‘habitude’ revela a essência familiar em momentos verdadeiros no cotidiano do lar e dos demais ambientes habitados pela família no dia-a-dia.

Cada família é fotografada desde o acordar até o adormecer, e neste período de tempo os sentimentos por eles vividos são capturados com terna atenção em uma interação como que parentesca do fotógrafo.

São momentos autênticos e repletos de emoção, como o preparo das refeições, as brincadeiras, birras e manhas, o escovar dos dentes e aquele afago gostoso.

O propósito do fotógrafo com esta série, é contribuir por meio da fotografia para a preservação da memória da família por gerações. Inevitavelmente, ao ver estas fotos nos é lançado um convite para reviver nossas próprias memórias familiares.

-

Novidade, essa palavra define o momento em que tive a feliz oportunidade de retratar a família Vicente.

O Théo havia chegado a pouco mais de um mês e a Nick sempre amorosa não perdia um suspiro do maninho, e a Gi e o Giu viviam intensamente cada instante nesse lar ainda mais repleto de amor. E toda essa intensidade, essa vivência acurada não era porque eu estava ali para fotografar, todo esse amor dedicado era (e é) de verdade, e a gente sabe quando é de verdade. Mas além desse amor intenso ser algo verdadeiro e natural dessa família, havia no ar um clima de despedida. O lar no qual a Nick havia dado seus primeiros passos e o Théo havia acabado de conhecer ficaria para trás na semana seguinte em que os retratamos, mas, por um excelente motivo, os Vicente estavam indo morar em Amsterdã.

Não falei que novidade era a palavra! A vida nova nessa família não era apenas a do Théo que havia acabado de chegar a esse mundo, mas dos quatro integrantes que levaram seu amor para o outro lado do oceano. E era possível sentir nesse dia que passei com a família Vicente, não apenas o amor entre eles, mas o amor deles para com o lar. E eu sei que nosso lar é o lugar onde habitamos com nossa família agora! E o lar dos Vicente agora fica na Holanda. Mas não há como negar que nossos lares do passado deixam muita saudade, afinal por onde habitamos construímos relações e essas relações construídas por onde habitamos modelam o que somos.

Confira no vídeo abaixo a habitude da família Vicente.