investigações culturais

Omunga na Amazônia

O projeto OMUNGA na Amazônia beneficia crianças e professores da cidade de Atalaia do Norte/AM e leva ações educativo-culturais para essa que é uma das regiões mais vulneráveis e longínquas do país.

Localizada no interior do estado do Amazonas, na fronteira com o Peru, Atalaia do Norte ocupa a 5563ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros, segundo o IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Desde 2011, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica neste município vem evoluindo. Em 2011, o índice da rede pública, considerando todas as séries, apontava para 2,6 e, em 2017, a média foi de 4,5. Mesmo que o número tenha praticamente dobrado, ainda está muito abaixo do que é considerado ideal para que crianças possam ter uma vida com mais liberdade, autonomia e direito de escolha.

O contexto do município de Atalaia do Norte representa o perfil de regiões que a OMUNGA deseja beneficiar. Regiões distantes ou isoladas, onde pouca ou nenhuma organização social atua. Assim, durante o período de dois anos, serão oferecidas ações educativo-culturais para 200 professores e quase dois mil alunos não indígenas da rede pública de ensino, visando a promoção da leitura e a ampliação do seu repertório cultural.

Minha contribuição para o projeto Escolas do Sertão está na captura de imagens com o propósito de identificar e evidenciar fatores culturais, bem como acompanhar e divulgar as ações da Omunga.